Parallel Tokyo (2019) – O melhor dorama que assisti em 2024

"Impossível não gostar"

Já faz alguns dias que eu fiz o post do dorama Antartida (2011) aquele com o ator queridinho por muitos Takuya Kimura, e na chamada daquele post eu disse: “O melhor dorama que vi em 2024?”. Pois bem, a resposta é não, pois o melhor dorama que eu assisti em 2024 é Parallel Tokyo (2019).

História

Já começo dizendo que o grande trunfo de Parallel Tokyo é a sua história, principalmente por ele ter um tom quase documental, temos drama na medida certa, profundidade na medida certa e Japão na medida certa (chegarei lá rs), mas do que se trata esse dorama?

Parallel Tokyo na verdade é um especial de 4 episódios que faz parte de uma semana onde a NHK fez várias reportagens, programas, documentários e esse dorama para discutir um eminente terremoto gigantesco que de acordo com os cientistas pode acontecer dentre os próximos 30 anos em Tokyo, Parallel Tokyo no caso seria uma imaginação do que aconteceria com o Japão caso isso de fato acontece nos dias atuais.

Parallel Tokyo (2019) - Fuka Koshiba
Defintivamente terei que arrumar uma lagar pra Fuka Koshiba no meu top 5 atrizes japonesas rs

Vemos todos os acontecimentos através dos olhos da Tv NNJ (a versão da NHK do dorama), o que achei muito inteligente essa escolha, pois assim conseguiram focar mais no sentimento dos personagens, do que focar em cenas muito grandiosas de destruição, que sim existem e são boas e marcantes o suficiente.

Porém não é um dorama que vai te pegar pelo espetáculo visual das destruição, esse não era o foco, mas vai te pegar no coração, vai te pegar na discussão sobre como um evento dessa grandeza pode mexer com um país. Um dorama de apenas 4 episódios (no caso cada episódio se passa em um dia desse acontecimento) que consegue ser uma aula de desenvolvimento de personagens e de criar tensão.

Parallel Tokyo (2019) - Equipe de produção
Equipe de produção.

Mídia tradicional x Internet

Uma das grandes discussões que o dorama propõe é sobre a briga entre a mídia tradicional x a internet, é um dorama de 2019 que se passa em 2019 e lá a internet já tomava conta da discussão. Então vemos o dilema de um canal de tv entre acreditar ou não nas imagens e vídeos que pipocam na internet, afinal eles são a “mídia verdadeira”.

O dorama é inteligente o suficiente em não vilanizar a internet, em um momento como esse de desespero claro que vai aparecer gente querendo se aproveitar, mas será que não vale a pena alertas as pessoas do perigo? Mesmo correndo o risco de estar falando uma mentira? Chega um momento que a apresentadora Mika Kuraishi (Fuka Koshiba), que está incrível alias (falarei mais dela daqui a pouco) fala:

Até quando vamos apenas narrar o que está acontecendo? Será que é esse mesmo nosso papel?

Eu disse que era um dorama que não vilanizava totalmente a internet né? E ele também é sábio o bastante em também não transformar a mídia tradicional em heróis, eles também erram, eles também omitem opinião, eles também se preocupam só com audiência, eles também mentem.

Lembrando que é um dorama da NHK, a maior emissora pública do país (e que recebe muito dinheiro do governo, tipo a Globo aqui no Brasil), mas que crítica a si mesma, principalmente usando a personagem da Megumi Takatori (Shigeru Muroi) vice diretora da TV e que só estava preocupada em manter a imagem da tv, do Japão e do Primeiro Ministro em relação ao exterior e também do jornalista Shigeyuki Eguchi (Katsunori Takahashi), um sujeito mais desiludido e que só queria manter seu emprego.

Parallel Tokyo (2019) - Enxugue as lágrimas
Enxugue as lágrimas!

Um dorama sem vergonha de ser dorama

No meu post do dorama Like a Dragon: Yakuza (2024) eu disse que um dos problemas dele era que ele tinha vergonha de ser dorama, o que não acontece aqui. Parallell Tokyo é sim um dorama sério, com discussões sérias, mas que não esquece que é um produto de entretenimento e capricha nas cenas dramáticas, é impossível não chorar assistindo esse dorama e o melhor nada é exagerado como se esperaria de um produto japonês, eu super indicaria esse dorama pra quem não gosta de dorama.

E essa parte mais dramática é feita com louvor pela atriz Fuka Koshiba, que além de linda é uma das atrizes mais talentosas da geração dela. Consegue entregar cenas de desespero, e de sentimento mais contidos com a mesma qualidade, com o olhar, com a boca tremendo, etc nada fica caricato. Se eu tivesse um prêmio de melhor atriz (talvez eu faça isso ano que vem rs), sem dúvidas ela levaria.

Mika Kuraishi (Fuka Koshiba) era a apresentadora de esportes, mas após o terremoto e o sumiço da apresentadora principal coube a ela (e por escolha dela) passar notícias e narrar esses acontecimentos pras pessoas. É através dela que vemos a dimensão dessa tragédia, principalmente na destruição das pessoas e não apenas da destruição física do Japão, é nela que o dorama ainda tem uma esperança de futuro, mas deixando claro que o Japão que todos conheciam, acabou 4 dias atras. É um dorama que tem um tom esperançoso, mas sem deixar de lado a realidade do que realmente aconteceria depois de um evento catastrófico.

Parallel Tokyo (2019) - Shigeru Muroi
Na teoria a vilã, mas compreensível suas ações.

Qualidade de cinema

Os doramas, na maioria das vezes tem cara de produção feita pra tv (tirando alguns da Netflix principalmente), ao contrário dos K-Dramas que usam uma estética mais de cinema. O que não é mérito ou demérito de nenhum, é apenas uma escolha estética de cada produção.

Mas Parallel Tokyo não é assim, foi usado até película cinematográfica e um aspecto mais horizontal na imagem, e isso só engrandeceu visualmente o dorama. No final de cada episódio essa aspecto aumentava e ocupava toda a tela, como se a gente de fato estivesse assistindo alguém filmando aqueles cenas, quase que com um tom documental. E o fato de ter escolhido essa linguagem, ajudou muito na criação dos efeitos.

Tela menor, menos gasto em efeitos. Efeitos esses que são bons, e ora são mostrados em tela ora como se fosse dentro da programação da tv, o que ajudou como eu disse na criação desses mesmos, é um dorama que parece ter sido mais caro do que realmente foi para se produzir, o que é um mérito que merece ser destacado.

O final inclusive é lindo tanto esteticamente, quanto na mensagem do dorama. E olha que eu não disse nem metade do que acontece com esse dorama, quando você assistir você também vai sentir o quanto esse final fecha com chave de ouro o dorama.

Parallel Tokyo (2019) - Fuka Koshiba
Essa quebra da quarta parede da Fuka Koshiba me pegou desprevenido rs.

Ok Doug, mas vale a pena?

Definitivamente o melhor dorama que assisti em 2024 e provavelmente entraria no meu top 10 de todos os tempos. Impecável esteticamente, na temática e na escolha do elenco. Apenas assista!

Onde assistir Parallel Tokyo (2019)?

Eu assisti Parallel Tokyo (2019) pelo Cine Asian Space.

Alguns doramas podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.

Parallel Tokyo´, 2019
Informações Adicionais
Parallel Tokyo (パラレル東京) - Japão, 2019.
Gênero: Drama.
Numeros de episódios: 4.
Direção: Em construção.
Elenco Principal: Fuka Koshiba, Atsushi Ito, Katsunori Takahashi, Shigeru Muroi, Mantaro Koichi.
Média geral de quem assistiu (dê a sua)2 Votes
Do que eu gostei?
Dorama sem vergonha de ser dorama
Discução de mídia tradicional x internet
Qualidade da fotografia
Do que eu não gostei?
Gostei de tudo rs
5
MELHOR DORAMA ASSISTIDO EM 2024
Fundo de Menu
Fundo de Menu